MATÉRIA E EXPRESSÃO - O TRIDIMENSIONAL NA PINACOTECA ALDO LOCATELLI

EXPOSIÇÃO DE LONGA DURAÇÃO
PEDRO GIRARDELLO - Sem título – 2009 - barras de aço soldadas – acervo Pinacoteca Aldo Locatelli

Ao observar as obras de arte da mostra Matéria e Expressão é tentador imaginar que as duas palavras do título sugerem um novo sentido: o ato de transformação.
Trabalho sobre a matéria bruta, sobre a pedra, a madeira, ou a modelagem dos metais, que imprime um estado de espírito, um grito de protesto, um pensamento, uma provocação, enfim a força criativa materializada em expressão.
Concebida sob este princípio, a mostra revela ao público uma parte das esculturas, alto-relevos, cerâmicas e objetos da Pinacoteca Aldo Locatelli.
Nesta coleção, as peças produzidas por artistas brasileiros e estrangeiros , apresentam técnicas diversas e o trabalho sobre os mais variados suportes, compreendendo um vasto período, desde a década de 1940 até 2012.

Mas atenção! O local também merece destaque: o porão do Paço dos Açorianos.

Pouco conhecido do público, a estrutura construída em arcos sustenta a edificação inaugurada em 1901 e se configura como uma moldura orgânica para as obras expostas. Acredite, esta visita será, sem dúvida, uma experiência inusitada.

Artistas: Aglaé Machado de Oliveira, Leonardo Canto, Ana Pettini, Cláudio Ely, Maria Paula Recena, Angela Pettini, Eleonora Fabre, Marianita Linck, Britto Velho , Guma, Marli Amado Araújo , Caé Braga , Hidalgo Adams, Pedro Girardello, Carlos Tenius, João Turin, Vasco Prado, Cláudia Stern , Joyce Schleiniger e Xico Stockinger.

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Pinacoteca Aldo Locatelli
Endereço: Paço dos Açorianos – Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico
Fone: (51) 3289-3735

Nenhum comentário:

Postar um comentário