SENSÍVEL LEVEZA - AQUARELAS DE CARLOS MANCUSO

ATÉ 27 DE JANEIRO
EXPOSIÇÃO




Sobre o pintor, desenhista, gravador e arquiteto Carlos Mancuso, pode-se dizer que sua relação com a técnica da aquarela é quase uma simbiose: “senti na aquarela a alegria da espontaneidade, a leveza da linguagem, a rapidez da execução, a ela se liga muito meu temperamento, com essa possibilidade de transparência e luminosidade”. 
Mancuso nasceu em Porto Alegre ,em 1930 ,e na mesma cidade faleceu em 2010. Foi aluno de João Faria Viana e como artista recebeu várias premiações ao longo da carreira. 
No ofício de arquiteto, Carlos Mancuso chefiou a equipe de restauração do Theatro São Pedro e atuou nas restaurações do Solar dos Câmara e do Solar Lopo Gonçalves.
Era profundo conhecedor do Barroco, chegando a escrever um livro sobre o tema em 1972. 
Mesmo no exercício profissional de sua atividade de arquiteto utilizava a aquarela para executar esboços e projetos. 
Mostrou também um grande talento para o magistério, sendo professor por muitos anos das disciplinas de estética e de história da arte no Instituto de Artes e na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. 
A exposição em cartaz na Pinacoteca Aldo Locatelli, sob curadoria da professora Blanca Brites, conta com 33 aquarelas de Carlos Mancuso, distribuídas em duas temáticas: paisagens e naturezas mortas, oriundas dos acervos da família Mancuso, de Heitor Bergamini, Alfredo Nicolaiewsky e da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo da UFRGS.

Visitação: segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
Local: Pinacoteca Aldo Locatelli – Paço dos Açorianos
Endereço: Praça Montevidéu, 10 - Centro Histórico 
Fone: (51) 3289 3735
acervo@smc.prefpoa.com.br 





Nenhum comentário:

Postar um comentário